Um breve resumo sobre Pavimentação.

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O ponto de equilíbrio econômico entre o uso de um Pavimento Flexível ou Rígido em função do nível de tráfego e capacidade de suporte de subleito, relacionado a custo/m2 e taxa de amortização através do dimensionamento do Pavimento Flexível pelo método CBR e do pavimento rígido pelo método da PCA/66. Considera cenários de intervenções nesses pavimentos ao longo de um ciclo de vida de 10 e 40 anos onde os materiais são variados, referenciando as estruturas de pavimento a um mesmo patamar monetário e temporal, através da variável dependente Valor Presente Líquido (VPL). Mostra que quaisquer que sejam os procedimentos de dimensionamento que venham a definir o tipo de estrutura de pavimento a ser adotado em um empreendimento rodoviário, esses devem ser acompanhados de uma análise econômica utilizando-se do conceito de ?Life Cycle Cost Analysis (LCCA)?. Como conclusão, é mostrado que deve ser evitado a opção por um tipo de estrutura de pavimento que envolve custo inicial e os custos de intervenções, baseado apenas em seu custo inicial. A simples análise de custo inicial pode não ser a melhor opção ao longo do ciclo de vida de um pavimento sob o ponto de vista do investidor, em função do custo do dinheiro disponível no mercado.

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