Tecnologias heliotérmicas

06:57


As tecnologias heliotérmicas concentram radiação solar através dos refletores ou das lentes que rastreiam a posição do sol, focalizando os raios solares sobre um receptor capaz de absorver a energia solar como calor para, a posteriori, ser convertida em energia elétrica. Além disso, a energia solar também pode ser incorporadas a produtos na forma de energia química, como é o caso da produção de gás de síntese (CAVALCANTI; BRITO, 1999).

As três principais tecnologias heliotérmicas mais aperfeiçoadas são diferenciadas pela característica da superfície refletora pela qual a radiação solar é angariada e redirecionada. De outro modo, Cavalcanti e Brito (1999, p.8) afirmam que “os dois sistemas heliotérmicos básicos, receptores distribuídos e receptor central, empregam, respectivamente, vários pontos ou focos lineares e uma única cavidade focal onde a radiação solar direta é concentrada”. Nota-se que a engenharia dinâmica deste dispositivo consiste no emprego sustentável da energia que o sol emite diariamente, sem requerer de grandes dispêndios para esse aproveitamento.

Dentre os receptores distribuídos, Cavalcanti e Brito (1999) destacam o sistema de cilindro-parabólico e o do disco parabólico, além de destacar um receptor central conhecido como sistema de solar de torre como itens que primordialmente compõe a tecnologia heliotérmica. Segundo os supramecionados autores, essas tecnologias são viáveis para uma gama considerável de funções. Dentre suas formas de empregos, elas podem atender a picos de demandas ou cargas intermediárias a nível das
concessionárias, ou até serem instaladas como sistemas modulares em áreas isoladas.

A geração heliotérmica de energia tem um nicho bem claro para o fornecimento de energia nas regiões com considerável radiação solar direta. Quando são comparadas com outras alternativas de geração de energia, as plantas heliotérmicas tem a menor necessidade de área, em relação aos projetos hidráulicos inclusive, acarretando um mínimo de impacto ambiental (CAVALCANTI; BRITO,.1999).



A tecnologia utilizada no emprego da produção de energia renovável e menos poluente que é a produzida pelo meio heliotérmico condiciona o custo da eletricidade. Além disso, Cavalcanti e Brito (1999, p.5) apontam que “esse custo também depende das características de outros equipamentos do sistema e da variação na demanda de eletricidade, na qual é influenciada pelo clima, hora do dia e mês do ano”.


You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.